TERMO DE GARANTIA DE CONTROLE DA ARANHA MARROM

Este termo de garantia deve ser entendido como garantia de cobertura de assistência técnica. Tem por objetivo, esclarecer de forma clara e detalhada, as questões relativas ao controle da aranha marrom e assim afastar entendimentos equivocados e falsas expectativas, que geram cobranças de resultados inalcançáveis a respeito do controle da espécie.

Primeiramente, é preciso afastar a ideia de que o tratamento vai alcançar um resultado milagroso, com a ausência absoluta de aranhas nos ambientes tratados.

O tratamento desenvolvido pela Atual, tem uma cobertura de assistência técnica por um período de 12 meses para o controle da aranha marrom (Loxosceles) e visa estabelecer o nível de controle da espécie nos ambientes residenciais. Busca eliminar os focos de infestação existentes nas instalações, e com isto diminuir drasticamente a presença das aranhas marrons nas áreas internas, onde oferecem riscos reais de acidentes com picadas.

A maioria das aranhas, são eliminadas nas primeiras horas após o tratamento, pela ação direta do produto aplicado nos pontos de abrigos. Contudo, não elimina todas de imediato, não impede a entrada de aranhas invasoras vindas de áreas adjacentes e não dispensa os cuidados normais recomendados, principalmente nas primeiras semanas após a realização dos serviços.

O tratamento para o controle da aranha marrom, vem sendo aperfeiçoado há 20 anos, e atualmente encontra-se consolidado, com excelente nível de eficiência, mas com limitações que precisam ser entendidas.

Durante o tratamento das áreas internas, algumas aranhas, encontram-se alojadas em locais que não podem ser tratados, tais como armários, estantes, gavetas, estofados, camas, roupas, calçados, brinquedos, peças artesanais, caixas de objetos, arranjos, bolsas, aparelhos e outros utensílios. Estas serão eliminadas posteriormente de forma mais lenta pela ação residual do produto, aplicado nos possíveis pontos de abrigos existentes nas instalações. A morte destas aranhas vai ocorrer quando elas saírem destes locais em busca de alimentos ou de novos abrigos e caminharem ou se alojar nos pontos tratados. Ao entrar em contato com o produto, se contaminam, adoecem e morrem. Porém, esta forma de eliminação das aranhas, exige um tempo maior de exposição ao produto que pode ser de alguns dias. Neste período podem ser encontradas vivas bastante ativas ou já moribundas, com dificuldade para se locomoverem, dependendo do tempo em contato com o produto.

Diante de tudo que foi exposto até aqui, não temos como assegurar a ausência absoluta de aranhas nos ambientes tratados.

ABRANGÊNCIA PARA O CONTROLE DE OUTRAS ESPÉCIES:

O tratamento é específico para o controle de aranha marrom (Loxosceles), mas abrange também o controle de outras espécies de insetos rasteiros que infestam as áreas internas, entretanto, não possui ação duradoura para as espécies de aranhas e insetos, que habitam as áreas externas e ocasionalmente invadem as residências, como as aranhas de jardins e aranhas dos cantos. Também não tem eficiência para o controle de insetos voadores, como moscas, mosquitos, baratas silvestres, besouros, mariposas, gafanhotos, vespas, abelhas, etc.

O tratamento das áreas externas visa eliminar infestações de espécies comuns nestas áreas, mas apresenta resultados de curta duração, porque nestas áreas, o produto utilizado, é lavado pelas chuvas, se degrada com a incidência da luz solar e por bi degradação em contato com o solo. Por isto, o período de cobertura para as espécies das áreas externas é de apenas 6 meses.

LIMITAÇÕES:

  • 1 – Aranhas alojadas em locais que não podem ser tratados.
  • 2 – Aranhas invasoras vindas das áreas externas e áreas vicinais.
  • 3 – O tratamento não é eficiente para o controle de insetos voadores invasores e apresenta resultados de curta duração para as espécies de aranhas e insetos que habitam as áreas peridomiciliares que ocasionalmente invadem as residências. Também não é solução para formigas doceiras que depende de tratamento específico.

P.S.: O tratamento não apresenta eficiência para o controle de moluscos, roedores, morcegos, pássaros e animais silvestres. Também não elimina cupins já instalados em peças de madeiras.

CONCLUSÃO:

A garantia de reaplicação parcial ou total sem custos, objeto deste termo, está sujeita a existência de infestação minimamente comprovada de aranha marrom (Loxosceles), através de inspeção técnica no local, acompanhada do reclamante. Para as demais espécies, a cobertura fica reduzida a 6 meses com as limitações previstas neste termo.

Dorival Rodrigues
Responsável técnico

Para mais informações ou solicitar nossa visita técnica, utilize os telefones (41) 3364-4692 e (41) 9192 3939 ou (41) 9127-5124.